sexta-feira, 11 de julho de 2008

Tributo á memória do mestre Edward Leão

Comentário

Quando for escrita a “ HISTÓRIA DO ENSINO” em Raul Soares o mestre Edward Leão terá um lugar de destaque. Foi professor do Ginásio São Sebastião, desde a sua fundação nos anos 40; uma iniciativa louvável do Prof. Alberto Álvaro Pacheco, educador de Viçosa.
Em 1945, em conseqüência de algumas turbulências administrativas, assumiu a direção do São Sebastião o médico Dr. Heitor Soares de Moura, figura humana admirável, descendente do Dr. Raul Soares, influente político mineiro com destacada atuação no País e em Minas Gerais.
Foi a fase áurea do Ginásio São Sebastião, transformado em Instituto São Sebastião, já sob a direção do Dr. Hugo de Aquino Leão, que se tornou o proprietário do estabelecimento de ensino. Os cursos Normal e de Contabilidade foram incluídos no currículo dando, assim, a muitos pais, condições de uma melhor preparação escolar para os seus filhos e uma ferramenta de trabalho para os mesmos. Além de que, abriu para muitos o caminho para a faculdade.
O mestre Edward Leão, um amante da música, presenteou o Ginásio São Sebastião com a letra e música do hino oficial da saudosa Casa de Ensino. Uma página de saudade que certamente emoções proporcionará aos ex – alunos do São Sebastião.

JGL


HINO OFICIAL DO GINÁSIO SÃO SEBASTIÃO


Primeira parte

Colegas cantemos alegres, ufanos,
a glória sem par deste facho de luz !
Farol que ilumina e desvenda os arcanos
do livro que ensina, aprimora e conduz !

Estribilho

Ginásio querido ! Jamais esquecido,
serás na memória de quem te conhece !
És límpida fonte, dourado horizonte,
aurora que fulge, rosal que floresce !

Segunda parte

Saudamos as cores nos teus arrebóis,
querido Ginásio de São Sebastião !
rosário de gemas, de estrelas, de sóis
Formando diadema de luz n’amplidão.

Nenhum comentário: