domingo, 16 de novembro de 2008

José Eulálio Gonçalves da Costa

NOTAS BIOGRÁFICAS

JOSÉ EULÁLIO GONÇALVES DA COSTA, OU SIMPLESMENTE GONÇALVES DA COSTA - O POETA - CHEGOU A RAUL SOARES PROCEDENTE DE TARUMIRIM, CIDADE SITUADA NA REGIÃO INHAPIM/ITANHOMÍ.
INTEGROU-SE DE TAL FORMA AOS COSTUMES E HÁBITOS DE NOSSA TERRA QUE SE TORNOU UM VERDADEIRO RAUL - SOARENSE.
SUA APARÊNCIA FÍSICA E MODOS TINHAM ALGO QUE NOS LEMBRAVA CARLOS DRUMOND DE ANDRADE, O POETA DE ITABIRA.
TACITURNO, DE TEMPERAMENTO FECHADO, DEIXAVA TRANSPARECER AUSTERIDADE, SEVERIDADE, EGOCENTRISMO E TIMIDEZ.
HABITUALMENTE USAVA BONÉ OU CHAPEU PARA COBRIR A CALVA ACENTUADA QUE LHE ERA INCÔMODA E CAUSA DE DESCONFORTO.
DE CERTA FEITA, EM UM CIRCO, REAGIU ENERGICAMENTE, QUASE CHEGANDO ÀS VIAS DE FATO, ANTE UMA ALUSÃO À SUA CALVÍCIE, FEITA POR UM ARTISTA CIRCENSE, EM UMA BRINCADEIRA DESCUIDADA E SEM INTENÇÃO PREMEDITADA DE OFENDÊ-LO OU RIDICULARIZÁ-LO.
O INOCENTE PALHAÇO, EVIDENTEMENTE NÃO CONHECIA O POETA E SUA OGERIZA E COMPLEXO PELAS DEFICIÊNCIAS CAPILARES DE QUE ERA VÍTIMA POR QUESTÕES GENÉTICAS OU CAUSAS OUTRAS QUE SERIA OCIOSO ENUMERAR OU PERQUERIR.
O POETA DEIXOU O CIRCO COM IMPRECAÇÕES E MAL SATISFEITO COM O OCORRIDO EM UM MOMENTO QUE PROCURAVA LAZER E DIVERSÃO.
À EXEMPLO DE MACHADO DE ASSIS,CARLOS DRUMOND DE ANDRADE, EDWARD LEÃO E TANTOS OUTROS INTELECTUAIS DE ESCOL, GONÇALVES DA COSTA FOI FUNCIONARIO PÚBLICO, ESCRIVÃO DO CARTÓRIO DO CRIME DA COMARCA DE RAUL SOARES, CARGO QUE EXERCEU COM MUITA COMPETÊNCIA E INTEGRIDADE.
DEIXOU OBRA POÉTICA FARTA, PORÉM ESPARSA EM VÁRIAS PUBLICAÇÕES EM MINAS GERAIS.
OS SEUS TEXTOS SÃO DE MUITA INSPIRAÇÃO, LINGUAGEM ESCORREITA E RIQUEZA DE IMAGENS.
FOI POETA COMPLETO, EM PROSA E VERSO, INFLUENCIADO PELA ESCOLA SIMBOLISTA.
NAS DÉCADAS DE 1950 E 1960 ESTEVE PRESENTE COM MUITA REGULARIDADE NAS PÁGINAS DOS JORNAIS “O IMPARCIAL”, DE RAUL SOARES, E “JORNAL DO POVO”, DE PONTE NOVA .
PUBLICOU EM PROSA:- PÁGINA DE SAUDADE (HOMENAGEM AO PROFESSOR EDWARD LEÃO POR OCASIÃO DE SEU FALECIMENTO), HARPA SEM CORDAS, ILUMINADO, SÍTIO DE FÊNIX, PINCELADAS QUASE AUTOBIOGRÁFICAS DE UM DESCONHECIDO, PASSEIO DE OLHOS FECHADOS, TABOR, ZEBEDEU, PÁGINA ÍNTIMA, TEMA, EXERCÍCIO Nº 2, A CLAREIRA DA FLORESTA (PARA O POETA EDWARD LEÃO). EM VERSOS:- ELES ESTÃO NO FUTURO, SONETO, CÂNTICO, REFLEXO, DEPÓSITO, TRÍDUO, FUGA, HÚMUS, REVISÃO, PROCURA, VIAGEM, ACRÓSTICO, ESPARSAS, BAILARINA, ESCUTA, CANÇÃO LEVE E MUITOS OUTROS.

Nenhum comentário: