domingo, 22 de março de 2009

GONÇALVES DA COSTA

UMA IDÉIA LUMINOSA

Comentário

Você já teve a idéia de dar um passeio de olhos fechados? O tema inspirou o poeta. Deleite-se com a leitura do texto a seguir transcrito; um belo exercício de intelectualidade.

José Geraldo Leal
Rua Rufino Rocha – 64
35350 – Raul Soares (MG)


Vocês já tiveram a idéia luminosa (excêntrica, dirão alguns) de dar um passeio de olhos fechados ? Digo-lhes que é maravilhoso. Antes de tudo, e para que não zombemos das leis naturais, devemos escolher um terreno plano e sem espinhos. Ao fecharmos os olhos, ouvimos logo um cântico leve, envolvente. É a voz do homem feliz, o que canta sem camisa . . . Após, nos sentimos ante a Cavalgada das Walquírias, os nossos pés tocam de leve o mundo sobre-humano de Wagner. O deus Odin estende-nos os braços . . . Uma neblina suave, feita de músicas daquele céu, vai borrifando e purificando as nossas almas. Há um marulho de delicadeza inexprimível . . . Estamos às margens do Volga ? Estamos às margens do Reno ? Estamos simplesmente no mundo das maravilhas de Wagner. Corpos volumosos, coleantes, se nos enroscam aos pés, carícias veludosas tolhem os nossos passos. Estaremos rodeados de serpentes ? Sim, porém inofensivas, por que as fadas brincalhonas lhes trocaram os dentes por flores. O hidromel nos vem aos lábios, depois a epiderme celeste das Walquírias . . . e somos levados por mundos mais encantadores ainda. Mas a descrição dessas viagens, embora vocês achem isso paradoxal, só poderá ser feita pela mesma pena com que Santa Cecília escreve no céu a letra dos seus hinos . . .

- - -

Se quiserem fugir por momentos do mundo real, desçam as cortinas dos olhos, lavem primeiro com sabão de rosas os cinco sentidos . . . Porém, ia-me esquecendo de esclarecer - o lugar mais propício para esses passeios encantados fica acima das nuvens, acima das aves doidas, lá bem no alto, pertinho da vida eterna.

Nenhum comentário: