segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Cultura política

Democracia

“A democracia, teve origem na crença de que, sendo os homens iguais sob certo aspecto, o seriam em tudo.”
Aristóteles, filósofo grego

Atenas foi à grande rival de Esparta. Essa cidade-estado da região da Ática ficou célebre por dois aspectos: pela vida cultural e pelo regime político democrático.
O regime político de Atenas era chamado de democracia. Palavra do grego antigo, “democracia” quer dizer mais ou menos “Poder de Deus”.
O regime democrático ateniense foi uma das coisas mais admiráveis criadas pelos gregos. Enquanto outros povos se submetiam aos caprichos de reis ultrapoderosos, em Atenas a decisão pertencia a toda a coletividade de cidadãos.
Agora atenção: A democracia ateniense era uma democracia para poucos. Para começar, os escravos obviamente não tinham direito a voto, e havia milhares de escravos. As mulheres também não podiam votar. Também não votavam os metecos, que eram os “estrangeiros”, ou seja, todos os homens livres que não tinham nascido em Atenas. A democracia ateniense era uma coisa muito bonita, mas restrita a uma minoria.
Todavia, tem que se reconhecer que a liberdade e a democracia em Atenas contribuíram bastante para o esplendor cultural da cidade. Atenas foi à cidade dos arquitetos, dos escultores, dos autores de teatro e poetas, dos grandes filósofos.

Referências:- Diccionario de Citas – C. Goicoechea/Labor - Nova História Crítica – Mário Schmidt

Nenhum comentário: