quinta-feira, 15 de maio de 2008

Tributo á memória do mestre Edward Leão

Comentário

Na primeira página do livro “Alma Errante” o mestre homenageou Mário Mendes Campos, J. Cunha Lages e Theodosio de Aquino, “meus mestres e meus amigos”.
Dedicou alguns sonetos a diletos amigos retribuindo gentilezas. “Idílio Doirado”, ao escritor Edgard de Vasconcelos; “A Orquídea”, ao médico Dr. Carlos Berla e “Sono”, ao poeta Gonçalves da Costa.

JGL

IDÍLIO DOIRADO

Ela era minha e tive-a nos meus braços,
chorei com ela as dores do meu peito. . .
cantamos em uníssono perfeito
como se presos em eternos laços.


Hinos de glória ecoavam nos espaços.
E o meu orgulho esplêndido de eleito
compunha estrofes no conchego estreito
dessa Musa ideal de estranhos traços . . .


Ela – a beleza eterna eterna, imperecível -
livre das contingências, intangível,
segue na rota de ouro das auroras . . .


E eu, que assistí a própria derrocada,
vivo lembrando essa ilusão doirada
no turbilhão dos dias e das horas.

##


A ORQUÍDEA



Planta selvagem, rústica, esquisita,
vivendo à custa de árvores adultas,
com raízes aéreas, insepultas,
no dorso do galho que se agita . . .

- Longe do mundo, alheia às turbamultas,
prefere a condição de parasita
na solidão olímpica, infinita,
das florestas inóspitas, incultas . . . .

No reino virgem da floresta rude
abre-se a flor da orquídea rara e bela,
magnífica na forma e na atitude.


E do mar verde esplêndida sereia
- um pouco de mulher, algo de estrela –
deslumbra os olhos do Homem, que ela odeia.

- ## -

O SONO

O sono é fuga, exílio delicioso
espécie de balanço veneziano
todo coberto de um etéreo pano
feito de brisas, leve e vaporoso . . .


A alma liberta do casulo humano
vence abismos no espaço misterioso,
cavalga o próprio sol, corcel fogoso,
colhe estrelas no fundo do oceano.


Fração de morte, fim sem sepultura,
- interlúdio de mágica ventura -
em que o homem se eleva, e sem que o note,


rompe as cadeias deste cativeiro,
como um pagem armado cavaleiro
ou Sancho promovido a D. Quixote

Nenhum comentário: